Já andou de Táxi em Noronha?

E aí, você costuma andar de táxi quando viaja? Tem receio de pegar um motorista que faça um percurso maior do que o normal apenas para que você pague mais?

Em Noronha isso não acontece! A ilha não é muito grande e, consequentemente, a BR 363 será a única estrada central para que você percorra todos os principais caminhos de Fernando de Noronha. Ela tem cerca de 7 km e liga a Praia do Sueste ao Porto de Santo Antônio. Claro que existem outras ruas asfaltadas, de barro ou pedras que partam da rodovia principal para outros pontos da ilha, no entanto, depois de algumas voltas você pode ter certeza que não tem como se perder em Noronha.

Muitos caminhos podem ser feitos sem carro, já que algumas praias ou estabelecimentos são próximos dependendo de onde você ficar. Por exemplo, se a sua pousada for no bairro da Floresta Nova, você deve gastar caminhando de 2 a 5 minutos para chegar no primeiro ou em outros restaurantes mais próximos. E, talvez, gaste uns 15 ou 20 minutos para chegar em praias como a do Cachorro, Meio e Conceição. Mas vale lembrar que como a ilha tem muitas ladeiras, chamar um táxi pode ser tanto uma questão de conforto, quanto de ganho de tempo para sobrar uns minutinhos a mais na praia.

E para isso você poderá contar com a NORTAX, a Associação Noronhense de Taxistas, fundada em agosto de 1991. A base de operações da NORTAX localiza-se no centro do Ilha principal, a Vila dos Remédios, onde estão também o Palácio São Miguel (Sede da Administração de Noronha), Correios, lojas, restaurantes e pousadas. A associação dispõe de cerca de 60 veículos, entre carros fechados ou abertos como o famoso Buggy, “veículo oficial da ilha”.

A dica é sempre pedir buggy para ir às praias, pois, não tem veículo melhor para visualizar a natureza do que a visão proporcionada pelos assentos traseiros deste carro. Você terá uma mistura de vento no rosto com sensação de liberdade e imersão na natureza. Por outro lado, se chover ou o sol tiver muito quente e o seu objetivo for apenas ir a um restaurante e voltar para a pousada, ligue para a central da Nortax e peça um carro fechado.

Outra coisa: não adianta tentar esperar um táxi na rua ou dar a mão com o objetivo de pará-lo. Em Noronha, a única forma de pegar um táxi é ligando para o disque táxi. 

Telefone: NORTAX, (81) 3619-1314.

Para sua segurança, todos os preços são tabelados conforme um decreto do antigo administrador de Noronha. Confira:

DISTRITO ESTADUAL DE FERNANDO DE NORONHA ADMINISTRAÇÃO GERAL DECRETO DISTRITAL Nº 064/2012

Reajusta a tarifa dos serviços de transporte de passageiros (táxis) do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

O Administrador Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso IV, do art. 20, da Lei nº. 11.304/95, Considerando o pleito da Associação Noronhense de Taxistas, em correspondência enviada a esta Administração, datada de 06 de novembro de 2012, solicitando a revisão de tarifa do serviço público de transporte de passageiros de Noronha.
Considerando que a manutenção da equação econômico-financeira está assegurada pela Lei nº. 8.666/93 (art.65, inc. II, alínea “d”).

DECRETA:
Art. 1º - Fica a ASSOCIAÇÃO NORONHENSE DE TAXISTAS - NORTAX autorizada a cobrar dos usuários dos serviços de transporte de táxi, realizados no Distrito Estadual de Fernando de Noronha, os valores constantes da tabela anexa a este Decreto.

Art. 2º - Os valores a que se refere o artigo 1º vigorarão a partir do dia 27 de dezembro de 2012.
Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Palácio São Miguel, 26 de dezembro de 2012.
ROMEU NEVES BAPTISTA
Administrador Geral

ANEXO ÚNICO
TABELA DE TAXI DE FERNNANDO DE NORONHA



Site: http://nortax.blogspot.com.br/p/base-estrutura.html

Comentários