Dona Nanete pode ser eleita Patrimônio Vivo pelo Governo de Pernambuco

Em breve Dona Nanete, uma ilustre moradora de Fernando de Noronha e patrimônio vivo da nossa cultura, pode ganhar mais um prêmio e nós estamos na torcida!!! Pois é... vários nomes já foram inscritos em um concurso da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, para que o órgão executor das políticas culturais do estado possa conceder o XIV Prêmio Patrimônio Vivo de Pernambuco 2019 no próximo dia 21 de maio.

E por coincidência o resultado vai sair na semana do aniversário de Fernando de Noronha. Seria top esse reconhecimento para ela que já recebeu recentemente o Prêmio de Cultura Popular Leandro Gomes de Barros, em 2018, pelo Ministério da Cultura, além de outras formas de condecoração. Na verdade a Ilha toda espera esse reconhecimento do Governo de Pernambuco!!!

Conheça um pouco mais de Dona Nanete!

Ana Martins da Costa, mais conhecida como Dona Nanete, é praticamente um patrimônio da Ilha, pois, há muitas décadas é a responsável pela maioria dos eventos culturais de Fernando de Noronha. Sua importância foi legitimada ainda mais após receber o titulo de Embaixatriz da Cultura, outorgado pela UNESCO.

Nascida em Sobral - Ceará, chegou em Noronha no dia 11 de julho de 1947, aos 14 anos. De lá pra cá, passou a ser um ícone na Ilha quando falamos em cultura. Começou seus trabalhos na década de 60 com várias apresentações de dança como Coco de Roda, Ciranda de Onda, Frevo, Maracatu (que no futuro passaria a existir como um grupo percussivo "Maracatu Nação Noronha"), Caboclinhos, Pastoril, Fandango e Carimbó. Além disso, outras apresentações também fizeram e ainda fazem parte dos seus trabalhos como a Paixão de Cristo, o Maracatu Nação Noronha (já citado), a Quadrilha de São João, o bloco no Carnaval e outras atividades como artesanato e costura. 

Vamos participar de uma corrente para homenageá-la? 

Cada um curte e compartilha esse vídeo usando as hashtags #VivaNanete e #NanetePatrimônioVivo VAMOS PARTICIPAR?


#DonaNaneteNoronh #PatrimonioVivo2019 #Fundarpe #GovernodePernambuco #SecretariadeCulturaPernambuco #Noronha #FernandodeNoronha #RotaNoronha #DicasRotaNoronha

Comentários

Postar um comentário