Morador de Noronha termina 2018 no topo da canoa havaiana no Brasil

Pois é! Alef  Alves tem 25 anos, é empresário da Noronha Va'a, noronhense de família tradicional e podemos dizer também que é um dos atletas que hoje vivem no nosso arquipélago. Isso porque sua trajetória de cerca de cinco anos na prática da canoa havaiana no paraíso já lhe rendeu bons frutos. 

Nos dias 08 e 09 de dezembro de 2018 ele participou de uma competição nacional de canoa havaiana na urca, no Rio de Janeiro, realizada pelo clube carioca Rio Va'a, uma das mais consagradas agremiações desta modalidade no Brasil. Alef recebeu a medalha de ouro na modalidade de canoa de dois lugares, chamada de OC2, juntamente com o atleta Felipe Neumann. Segundo o competidor noronhense, o companheiro é um personagem reconhecido nacionalmente já que ganhou vários prêmios ao longo dos últimos anos nesta modalidade. 

A Rio Va'a 2018 foi a décima sétima edição do evento e contou com 55 canoas distribuídas em várias categorias, com embarcações de 1 a 6 atletas.

"Foi muito gratificante ser o primeiro do Brasil porque a competição é realmente o topo do esporte no país. Apesar dele não ser tão valorizado aqui, inclusive pela falta de informação, em outras regiões do mundo ele é muito estimado, como no Havaí, Taiti e em outras regiões" cita Alef.

Esse não foi o primeiro prêmio do atleta, que começou a treinar no mar de Noronha em 2015 e, no ano seguinte, ficou em primeiro lugar geral na OC2 do Aloha Spirit no Rio de Janeiro, considerado como a maior competição de esportes aquáticos da América Latina. No final da entrevista Alef Alves ainda ressalta, "Que venha 2019 com muitos dias de treino, competições e vitórias".



Comentários