Ruínas do Forte Nossa Senhora da Conceição

Andando pelas Rotas de Noronha vocês vão encontrar diversas placas como essa (da primeira foto) e já adianto que vale a pena parar par ler. Em cada uma delas podemos desfrutar de valiosas heranças da nossa história como nessa plaquinha que nos presenteia com informações do antigo Forte Nossa Senhora da Conceição que hoje está em ruínas. 

"Construído em 1737-1738, com planta quadrada, defendia a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. Em 1829 possuía seis canhões de calibre 12. Em 1871, foram erguidas duas enfermarias sobre as muralhas da fortificação, com capacidade para sessenta leitos, ocupando uma área de 100 metros quadrados cada uma. Sítio Arqueológico protegido pela Constituição Brasileira e pela Lei 3.924/61. A destruição ou retirada de qualquer material ou remoção de terra deste local constitui crime sujeito às penas de multa e detenção".


Ele localiza-se na estrada entre a praia do Meio e a Conceição por traz de onde encontra-se hoje o Bar do Meio e durante boa parte do ano não é visto porque a vegetação acaba cobrindo a maior parte das ruínas. 



Fiz essa foto no período em que a ilha está mais verde para ver que a vegetação realmente cobre muitas das ruínas da ilha durante boa parte do ano. Confiram!





Comentários