Ruínas do Forte Santo Antônio

Noronha tem muitas #Rotas quando falamos em fortificações. Embora poucas ainda sejam visitadas e estejam em bom estado de conservação, acho que percorrer algumas delas seria uma ótima forma de conhecer nossa história. Hoje vou falar diretamente apenas de uma: as ruínas do Forte Santo Antônio.  

Bem, atualmente existe uma caminhada histórica que passa por uma área considerável da ilha e certamente vocês terão acesso à Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios que localiza-se no Complexo Cultural do Cachorro. Além de ser a mais visitada, também é a mais preservada. 

Por outro lado, resolvi falar mais de outra - como vocês conferem na foto - que, inclusive, já foi citada. Apesar de estar em ruínas, o antigo Forte de Santo Antônio foi construída no século XVIII, em formato trapezoidal e cercado por oito canhões e dois edifícios. Confesso que, lamentavelmente, nos dias atuais encontramos quase nada, apenas um arcos e parte de algumas paredes em pé, como a lembrança de algum tipo de resistência diante do tempo. 

Ele foi construído depois do Porto de Santo Antônio, no caminho para o Air France e hoje representa um dos pontos mais tops para fazer ensaios fotográficos na ilha. Afinal, quem não gostaria de fazer fotos com a Praia do Porto, o Morro do Pico e os Dois Irmãos de cenário?! Sensacional, não?! #FicaaDica

Ao passar por aqui, não deixe de ir também na Capela de São Pedro dos Pescadores, onde se tem uma das mais belas visões do Mar de Fora. Não deixe de visitar!!! 

Voltando para as ruínas, assim como em todos os pontos históricos da ilha, existe uma placa falando um pouco mais sobre o lugar. Leia e confira outras informações como, por exemplo, que hoje a área é protegida pela Constituição Brasileira e pela Lei 3.924/61. 

E aí vai uma crítica: Apesar de toda a proteção legal, a área é aberta o dia todo. Inclusive, certa vez já ví uma foto circulando pelas redes sociais de uma pessoa em pé em uma dessas paredes! UM ABSURDO!!!! #FicaoAlerta

Essa é a dica de hoje! 

BOA ROTA! 

Comentários