7 ETAPAS DO MERGULHO DE CILINDRO NA PRAIA DO PORTO


Já começo dizendo que mergulhar, sem dúvida, é uma das melhores sensações que você pode ter em Fernando de Noronha. Não tem como não se sentir conectado com a natureza quando estamos em baixo da água.
Em Noronha cinco empresas oferecem serviços de mergulho e uma delas é a Mar de Noronha, do mergulhador “Bodão”. Uma figura muito divertida e do bem. Ele mora na ilha há 24 anos, dos quais 20 são dedicados ao mergulho profissional. “Cheguei na ilha e a vontade era grande de mergulhar, mas eu não sabia nadar. Vim do sertão de Pernambuco, onde tinha pouca água. Daí, depois do primeiro mergulho eu nunca mais parei, nem tenho vontade”, afirma Bodão.
Parafraseando a letra da música da banda Chalie Brown Jr, perguntei como é viver no paraíso e ter um “escritório na praia”, ele respondeu: “É a melhor parte da brincadeira. É o dia todinho com o pé na areia, sem camisa e brincando com os peixinhos”.
A rotina dele e de outros mergulhadores começa já nas primeiras horas da manhã com a organização dos equipamentos que serão usados a partir das 9 horas, horário da primeira turma entrar na água. Após isso, uma série de procedimentos acontecem para que a cada hora uma nova turma possa sentir essa emoção de mergulhar e ver peixes, tartarugas e outros animais marinhos. O mergulho atinge uma profundidade de 5 a 6 metros e oferta ao visitante um ponto muito especial. O naufrágio de dois grande navios na praia do Porto de Santo Antônio.

Vale lembrar que outras empresas como a Noronha Divers, Atlantis Divers e Águas Claras oferecem outro tipo de serviço. Realizam mergulhos com saída de barco e exploram vários pontos da ilha para batismo (primeiro mergulho) ou para mergulhadores credenciados. Vou escrever sobre isso em um outro texto. Bem, vamos mergulhar?

Resolvi dividir o mergulho em 7 partes, confira as etapas dessa ROTA em NORONHA:

1ª ETAPA
A primeira coisa a fazer é assinar um questionário sobre nossa condição física.
2ª ETAPA

Antes de entrar na água, recebemos uma série de orientações sobre o mergulho, equipamentos, situações dentro do mar e a respeito da cobertura fotográfica. Um serviço pago a parte se você desejar.



3ª ETAPA
Aqui a brincadeira começa a ficar mais séria e animada. Nós já colocamos a roupa de mergulho, o cilindro e pegamos a máscara, snorkel e as nadadeiras. Nesse estágio, recebemos as recomendações de como usar o equipamento de mergulho. Vale lembrar que durante todo o passeio no mar existe um instrutor para cada dupla de clientes, ou seja, o mergulhador profissional nos acompanha durante todo o passeio, auxiliando-nos a respeito do uso do equipamento. Essa é uma condição obrigatória para este tipo de mergulho que chamamos de batismo.

4ª ETAPA
Entramos na água, colocamos as nadadeiras e realizamos ainda na beira as primeiras técnicas de respiração e submersão. Após vários testes, partimos para o mergulho.
5ª ETAPA
O principal momento do mergulho é quando começamos a nos sentir em um imenso aquário natural e nos deparamos com tartarugas, peixes coloridos, polvos, raias, tubarões e lindos corais.
 



6ª ETAPA - A chegada no naufrágio.
Existem vários naufrágios em Fernando de Noronha e dois deles localizam-se na Praia do Porto. Um deles é a antiga embarcação grega chamada de "Maria Stathatus". Ela entrou em chamas em 09 de junho de 1937 e até hoje oferece aos mergulhadores uma área de cerca de 50 metros de destroços. Segundo o site Naufrágios do Brasil, outro navio também foi afundado e submergiu nas proximidades do primeiro Stathatus, foi o “Eleni Stathatos" (a 50m da praia).





7ª ETAPA
É hora de dar tchau! É amigos, não é fácil mas temos que voltar para a vida real. Na volta com certeza fique atento, a tranquilidade pode lhe fazer não perceber, mas ainda será um caminho de muitas alegrias. Eu pelo menos pude ver raias e polvos só no caminho de volta à praia. #FiqueLigado
 
Ao chegar em terra firma, resolvi perguntar sobre minha performance dentro da água. Bodão respondeu na hora, “Bruno ganhou o troféu peixinho, eu nem olhei para trás. O cara é da água mesmo”. Olha aí, mergulho realizado com sucesso e #ficaadica de mais uma ROTA NORONHA para vocês!







Você pode gostar também

0 comentários