Conheça a Atalaia!

Quem já fez a trilha CURTA ou LONGA da praia da Atalaia?

Faz 10 anos que Noronha passou a fazer parte do meu dia a dia, mas confesso que visitei poucas vezes essa piscina natural que é, sem dúvida, um dos principais atrativos da ilha. O lugar na verdade é um berçário gigante de espécies marítimas como peixes, tubarões, polvos e corais.
Bem, de início, é importante saber que existem duas trilhas até chegar à Atalaia.

O QUE FAZER PARA VISITÁ-LA?

1º - Pague o ingresso do PARNAMAR, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Acesse a página “TAXA” no blog e confira como fazer.
2º - Só é possível entrar nessa área após o agendamento prévio na sede do ICMBio, localizada na Vila do Boldró.
Obs.: Como a procura pela trilha longa é muito maior, você pode correr o risco de não conseguir fazer a reserva quando chegar na ilha. A dica é buscar um guia por telefone ou redes sociais e solicitar que ele reserve a sua entrada antes mesmo de você desembarcar. (Se precisar de indicação, posso passar o contato).
3º - Só é permitida a entrada mediante o aluguel de colete salva vidas e máscara/snorkel. Não é permitido entrar com nadadeiras (pés de pato).
4º - Ficar atento às informações e exigências para o passeio.

EXISTEM DUAS TRILHAS:

TRILHA CURTA é autoguiada, ou seja, não precisa de guia e dura em média de 30 minutos.
TRILHA LONGA tem a duração de 3 horas e OBRIGATORIAMENTE é feita com guias locais credenciados.

A diferença não é só no tempo, percorrer a trilha longa significa dizer que você terá um visual muito maior para desfrutar as belezas do paraíso. Sem contar, principalmente, que apenas no caminho maior você terá a oportunidade de observar e até entrar e outras piscinas naturais. Vai depender do guia a decisão se vai entrar, por exemplo, em duas ou três antes de chegar na Atalaia.   

ATRATIVO: Quando a maré seca forma-se uma imensa piscina natural na Praia da Atalaia. O número de visitantes é limitado. Por isso, ao chegar você só poderá ficar na piscina durante 30 minutos. O tempo é cronometrado por uma fiscal do Parque que também fica de olho se você está respeitando as regras de visitação. Se desrespeitar, será convidado gentilmente a sair da piscina. Portanto, seja um visitante consciente e educado. NÃO alicie os animais e não pise nos corais!!!


CUIDADO: a piscina tem menos de 1 metro de profundidade e é repleta de corais (responsáveis por filtra à água). Por esse motivo é obrigatório o uso de coletes e máscara snorkel. NÃO pode entrar de nadadeiras (Pé de pato) nem pisar no chão!!! Também não é permitido o uso de qualquer tipo de cosmético na pele. NÃO use filtro, bloqueador nem bronzeador. Antes de entrar você receberá todas essas instruções com detalhes por um guia credenciado do Parque aproveitem! #DicasRotaNoronha #RotaNoronha 








Comentários