Fernando de Noronha terá banda larga grátis

Bem, a notícia é o Diária de Pernambuco e por este motivo, vamos postar aqui para vocês acompanharem o a informação que foi postada no portal do jornal. No entanto, vale fazer o registro que há anos instalaram a tal "Noronha Digital" com a pretensão de oferecer internet gratuita e isso não deu muito certo. A rede está até visível em  muito pontos da ilha, mas é muito instável e ruim. Em resumo, só existe internet razoável na ilha nos pontos de trabalho da Administração ou nas Pousadas que realmente investem na área e pagam preços inimagináveis em comparação com os pacotes de serviços de internet no continente. 

Na minha opinião, sinceramente, isso não tem nem o que se discutir mais. Para ter uma rede boa a ilha só depende de fiscalização e força de vontade porque a tecnologia já é bem avançada. Penso que desta vez vai dar certo! Desejamos isso para todo mundo! Afinal, esse é um dos pontos mais citados pelos nossos amigos visitantes. Já pensou no que poderíamos fazer com o nosso blog? Transmissões ao vivo da ilha e muito mais. Show!!! 

Leia a notícia (http://www.rotanoronha.com.br/2016/05/cabo-submarino-deve-levar-internet-para.html) que publicamos no mês de maio deste ano sobre um cabo submarino da Telebras.

Segue o texto do Diário de Pernambuco!

O arquipélago de Fernando de Noronha ganhará, nos próximos 30 dias, um serviço de internet banda larga com acesso gratuito para moradores e turistas. O Noronha Connect será estabelecido através do consórcio PEConectado. A assinatura da ordem de serviço foi realizada ontem pela administração da ilha. A empresa Vectra Consultoria e Serviços terá um mês para implantar a rede de wi-fi em nove pontos estratégicos do arquipélago.

Alguns pontos turísticos como o Palácio São Miguel, o Museu Noronhense, o Forte, as praças Parque Noronha e Flamboyant, o Porto de Santo Antônio e o aeroporto terão rede sem fio. “Haverá uma base de dados com informações dos usuários, onde será possível ver o que cada um necessita. Com isso, pode ser oferecido ao turista o melhor suporte para a estadia dele na ilha, com dicas de novos roteiros, passeios etc.”, comentou o gerente de negócios da Vectra, Erick Grapiúna.

O acesso à internet era uma das principais reivindicações de visitantes de Fernando de Noronha. “Vamos oferecer uma contribuição significativa para turistas do mundo todo. A ilha, a partir de agora, terá um grande suporte de internet”, ressaltou o administrador do arquipélago, Luís Eduardo Antunes.
O PEConectado ficará responsável por instalar roteadores, pontos de acesso, softwares e os componentes necessários para o funcionamento da banda larga. “Noronha tem peculiaridades por ser uma comunidade insular. A partir do momento que oferecemos um acesso estruturado à internet, fornecemos condições de modificar positivamente a história da Ilha”, disse Rodrigo Valença, diretor de Tecnologia, Orçamento e Finanças de Fernando de Noronha.

Os links atualmente utilizados pela administração da ilha receberão um reforço de 6MB a 10MB, dependendo da necessidade, e serão compartilhados através de load balance (balanceamento de carga), garantindo, assim uma melhor navegação”.

Comentários