Lançamento do Agentes Mirins do Arquipélago movimenta Fernando de Noronha

O auditório da escola Arquipélago, em Fernando de Noronha, ficou lotado, na manhã desta quinta-feira (31), para o lançamento do Agentes Mirins do Arquipélago. O projeto é uma realização do Centro de Pesquisa Histórica e Cultural de Fernando de Noronha (Cepehc), com patrocínio do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2016.
Estiveram presentes os alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, que participarão das oficinas, além dos pais, autoridades da ilha e membros da comunidade. Na cerimônia, foram apresentados os calendários das atividades e firmado o compromisso com toda a sociedade civil e entidades governamentais.
O presidente do Cepehc, João Paulo Rodrigues, explicou o objetivo do Agentes Mirins. “Aqui havia a necessidade de um trabalho com foco na cultura. As crianças, hoje, não sabem da história da comunidade e foi assim que surgiu o projeto. Desejamos que esses jovens multipliquem essas informações, pois queremos envolver toda a comunidade”, disse.
Este é o primeiro projeto social desenvolvido por uma instituição criada por noronhenses. Serão oferecidas de oficinas de Educação Patrimonial, Direitos e Deveres, Educação Ambiental e Desinibição, além de debates, visitas a campo e estágios. “Porém, nós adultos seremos apenas os mediadores. Os alunos serão os verdadeiros mentores e executores da ação”, esclarece Grazielle Rodrigues, coordenadora do Agentes Mirins.
Hemily Andrade, de 14 anos, aluna do 9º ano, irá participar das atividades e já projeta agir como agente multiplicadora. “Pretendo melhorar meu conhecimento sobre a ilha e poder passar esses ensinamentos adiante”, revela. “Eu acredito que esse não será um projeto esporádico, e sim contínuo. Estamos aqui para dar todo o apoio necessário”, garante o diretor da escola Arquipélago, Paulo Bruno.
O Agentes Mirins movimentará Fernando de Noronha até dezembro. Ao término das atividades, os participantes realizarão uma exposição para apresentar o resultado dos trabalhos. Na próxima segunda-feira (4), já terá início a oficina de Educação Ambiental.






Texto e fotos: Cepehc

Comentários