Você conhece a Igreja Católica de Noronha?

Você já foi na Igreja Católica de Fernando de Noronha? Além de representar uma das religiões na ilha, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios guarda informações históricas desde a colonização do país. Pois é, ela foi construída pelos portugueses e ainda preserva alguns bancos originais com o símbolo do brasão português. Não deixe de passar aqui.

O templo foi iniciado em 1737, assim como a Fortaleza dos Remédios, mas apenas foi concluído em 1772, data que ostenta em sua fachada, sendo-lhe acrescidos os ornamentos e paramentos a partir de então, processo que estaria concluído em 1784. Em 1789 foi eclesiasticamente ligada à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves, como extensão da mesma. Essa dependência existe até aos nossos dias. 

O templo sofreu obras de restauração em 1891, seguidas de novas intervenções em 1915 e 1919. A última intervenção de restauração teve lugar em 1988, com recursos federais, e a sua reinauguração foi presidida pelo então Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Em 1997-1998 o templo foi revitalizado pela iluminação noturna, período em que a pintura voltou a ter as suas cores originais. 



Encontra-se tombada a nível federal pelo Decreto-Lei nº 25, de 11 de novembro de 1937.

Você pode gostar também

0 comentários

Passeios, hospedagens e viagem!