Os Mercados da Ilha e as frutas

Há alguns anos, quando eu pensava.... "minha nossa, Noronha só tem três mercados!". Sim, eu dizia com espanto porque várias vezes já precisamos de um produto e não conseguimos achar em nenhum dos três. Hoje a oferta é maior (existem outros mercados), no entanto, isso ainda pode acontecer. Como na ilha não existe produção de hortifruti, todos os mantimentos chegam de barco e, com isso, existe a possibilidade de faltar alguma coisa em casos como o do episódio extraordinário do início deste mês. Não sei se vocês acompanharam, mas o barco que trazia a comida para os mercados na ilha afundou. Fiquem tranquilos, apesar do perrengue nas gôndolas, toda a tripulação conseguiu se salvar. Graças!!!!  

Devido a esse contexto, observei que alguns turistas estão se perguntando se vale a pena ou não trazer frutas. A princípio, indicamos que não é necessário trazer. A menos que você ou outra pessoa da sua famíli tenha alguma necessidade específica e, para isso, seja extremamente necessário alimentar-se de uma fonte de nutrição mais restrita. Isso vale, por exemplo, para os intolerantes a leite. Pode ser que neste ou em outro caso, você não encontre um produto especifico para a sua necessidade. 

Ainda respondendo ao questionamento sobre as frutas, digo que não é fácil encontrar frutos exóticos nos mercados. Por outro lado, as mais comuns são encontradas sim. Claro que devido o argumento já mencionado, pode faltar uma ou outra. 

Um segundo questionamento muito comum é em relação ao preço. Sim, nesse aspecto você tem que saber. Devido a logística já apresentada, as frutas não são tão baratas. Não se espante com os preços porque aqui a lei da oferta e da procura é acirrada. Uma fruta comum nos supermercados de Noronha pode chegar a custar mais do que o dobro do que encontramos no continente. Se quiser trazer algumas, sinta-se à vontade, mas tenha cuidado com o excesso de bagagem. 

Com o assunto já explicado de maneira breve, criamos uma ROTA dos Mercados em NORONHA, confira:

Supermercado Poti
(Localizado na Vila do Trinta / bairro)

Mercado Noronhão (Tel. 81 3619-1163)
(Localizado na Vila do Trinta / bairro)

Padaria 
(Vila do Trinta / bairro)

Mercadinho Tropical (Tel. 81 3619-1889)
(Vila do Trinta / bairro)

Mercado Breakfast
(Localizado na Vila dos Remédios / bairro)

Armazém (ou Barracão)
(Bairro da Floresta Nova)
OBS.: Não tem frutas, mas você pode encontrar outros produtos.

Mercadinho Noronha 
(Acesso à margem da BR, próximo a sede do Projeto TAMAR)

Comentários