Você conhece mesmo Fernando de Noronha?

O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha" -, como única ilha habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

A ilha principal, possui 17 km², com cerca de 10 km de comprimento e 3,5 km de largura máxima. Seu perímetro é de, aproximadamente, 60 km. É acidentada, com diversas elevações, destacando-se o Morro do Pico, com 323 m de altura; o Morro do Espinhaço, com 223 m; o Morro do Francês, com 195 m; o Alto da Bandeira, com 160 m; o Morro do Curral, com 126 m; e o Morro de Sto. Antônio, com 105 m.

ILHA PRINCIPAL

Nesta ilha estão os sítios históricos (Vila dos Remédios, Vila da Quixaba, ruínas dos Fortes de São Pedro do Boldró, de Sto. Antonio, de N.Sª da Conceição e Parque de Sant'Ana), as vilas residenciais de civis, a vila do Departamento de Proteção ao Vôo da Aeronáutica, o Aeroporto, a Creche, a Escola, o Hospital, a Usina Elétrica Tubarão, a Usina de Tratamento d'água Piraúna, a Usina de Dessalinização, a Usina de Tratamento de Lixo e os serviços de Telefonia.

Parte dessa ilha é Parque Nacional Marinho desde 1988, havendo uma divisão espacial identificada como Área de Proteção Ambiental - APA, com aproximadamente 08 km², e Área do PARNAMAR / FN, com 112,7 Km², incluindo-se aqui a parte marítima, até onde o mar tiver 50 m de profundidade (isóbata). Ao redor dessa ilha maior, outras pequenas ilhas, rochedos e ilhotas compõem o cenário decantado por estudiosos e trovadores. São as ILHAS SECUNDÁRIAS, sabendo-se hoje que todas essas ilhas estiveram ligadas, formando um só bloco, separado ao longo de milhões de anos devido à erosão marinha. Clique nos links abaixo para conhecer cada uma dessas ilhas.

Segue o mapa da Ilha Principal:


ILHAS SECUNDÁRIAS

1.       Ilha Rata
2.       Ilha do Meio
3.       Ilha Rasa
4.       Ilha de São José
5.       Ilha do Cuscuz
6.       Ilha de Lucena
7.       Ilha do Chapéu do Nordeste
8.       Ilha Cabeluda
9.       Ilha do Chapéu do Sueste
10.   Ilha dos Ovos
11.   Ilha Trinta-Réis
12.   Ilhota da Conceição ou do Morro de Fora
13.   Rochedo Sela Gineta
14.   Rochedo Dois Irmãos
15.   Rochedo da Ilha do Frade
16.   Rochedo próximo à Ilha dos Ovos, no mar-de-fora
17.   Rochedo situado próximo à Ponta das Caracas e à Baia Sueste
18.   Rochedo do Morro do Leão
19.   Rochedo do Morro da Viuvinha
20.   Rochedos das Pedras Secas

OBS.: Saiba mais na página sobre "Praias" no nosso blog e confira informações detalhadas sobre todas as ilhas do arquipélago e de todas as praias que compões este sonho natural.

Comentários