Você conhece essas três bandeiras?

São do Brasil, de Pernambuco e de Fernando de Noronha. Elas estão fixadas no ponto mais alto do Forte Nossa Senhora dos Remédios.

A de Noronha é a mais baixa e foi criada no período em que a Ilha era governada pelos militares. É uma obra do Tenente Coronel da Aeronautica, Jorge Longuinho.

Ano da criação: 1982

Descrição Heráldica

Cores: losango branco sobre retângulo azul real, tendo ao centro um brasão assim descrito:

“Escudo português em campo de goles azul turqueza, onde se sobrepõe a coroa real e insígnias de seus antecessores (os cinco escudos em campo branco, sobrepostos ao campo vermelho, com os castelos de ouro). O perfil da grande pedra, marco da Ilha de Fernando de Noronha, seu esmalte prateado, reflexos e sombra. Acompanha sua base um monte baixo de verde, que é da vegetação natural. Ornamentando o brasão, dois golfinhos de prata e suas sombras naturais. No contra-chefe ondado de três ondas de prata e três de verde-bandeira intercaladas, circunda a ilha em toda sua cor de esmeralda e alimento do seu fruto generoso; contornando o escudo, uma cótica de ouro, como símbolo de uma riqueza emergente. E, lançando sobre a ilha toda o brilho de luz, esperança e vida, acompanhado da inscrição FERNANDI NORONHAE. O escudo é cingido por dois ramos verdes, representando a riqueza agrícola do arquipélago. Sobre a parte superior do Escudo, que é orlado, carregado de amarelo, pousa a coroa mural, de ouro. Compõe-se de muralhas com ameias em forma de castelos e simboliza a força da resistência. E sobre uma fita de prata, por baixo do escudo, inscrevem-se datas históricas”

Foto: Bruno Gomes (fotógrafo da ilha)

Fonte: Texto descritivo do Ministério da Aeronáutica.

Comentários