Primeiro Lugar no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade



Projeto Golfinho Rotador, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Socioambiental, é Primeiro Lugar no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, Categoria Parceiro Institucional, apresentando: 


PROJETO GOLFINHO ROTADOR NO TURISMO SUSTENTÁVEL DE NORONHA


Dentre os serviços turísticos de Fernando de Noronha (FN), a condução e hospedagem de visitantes são os setores mais representativos e onde predominam ilhéus, por isto que, para estimular o ecoturismo de base comunitária e sustentável em FN, o Projeto Golfinho Rotador implementou programas de Capacitação Profissional e Sustentabilidade dos Meios de Hospedagem (MH). Os programas foram gratuitos e oferecidos à comunidade local.

O programa Capacitação Profissional atingiu 770 alunos em 15 cursos profissionalizantes, como inglês, mergulho autônomo, primeiros socorros, condutor de visitante para poder trabalhar no Parque Nacional Marinho FN. Ao final, realizou-se avaliação com os alunos.

O programa Sustentabilidade de MH teve 5 etapas: 

1) Diagnóstico de Sustentabilidade de 75MH (71% dos reconhecidos oficialmente pela Administração de FN). 
2) Relatório de Conformidade específico, Manual de Sustentabilidade e Materiais Informativos e bilíngues sobre sustentabilidade, fornecidos para os 75MH. 
3) Consultoria em gestão sustentável para 20MH.
4) Projeto de Conformidade para Implementação de uma Gestão Sustentável e de Enquadramento nas Matrizes de Classificação Local e Nacional para 20 MH.
5) Avaliação.

Segundo os alunos dos cursos e gestores dos MH, os principais resultados diretos foram incremento na empregabilidade, eficiência na gestão e elogio dos visitantes. E como resultado indireto foi incremento na sustentabilidade do destino FN, pois a sustentabilidade é um jogo onde todos ganham. 

Texto: Projeto Golfinho Rotador

Comentários