Dia Nacional da Cultura Brasileira e de dona Nanete


Hoje (05) comemora-se o Dia da Cultura Brasileira, data do aniversário do grande Ruy Barbosa, que passou a ser um período festivo para todo o povo brasileiro pelos seus costumes e crenças. E neste dia especial, uma das moradoras mais antigas de Fernando de Noronha também faz aniversário. Coincidência? Provavelmente não! Coisas do destino.

Ana Martins da Costa, mais conhecida como Dona Nanete, é praticamente um patrimônio da ilha, pois, há muitas décadas é a responsável pela maioria dos eventos culturais de Fernando de Noronha. Sua impotência foi legitimada ainda mais após receber o titulo de Embaixatriz da Cultura, outorgado pela UNESCO. 

Nascida em Sobral - Ceará, chegou em Noronha no dia 11 de julho de 1947, aos 14 anos. De lá pra cá, passou a ser o ícone na ilha quando falamos em cultura. Começou seus trabalhos na década de 60 com várias apresentações de dança como Coco de Roda, Ciranda de Onda, Frevo, Maracatu (que no futuro passaria a existir como um grupo percussivo "Maracatu Nação Noronha"), Caboclinhos, Pastoril, Fandando e Carimbó. Além disso, outras apresentações também fizeram e ainda fazem parte dos seus trabalhos como a Paixão de Cristo, o Maracatu Nação Noronha (já citado), a Quadrilha de São João, o bloco no Carnaval e outras atividades como artesanato e costura. 

O Blog Rota Noronha parabeniza uma das matriarcas de Noronha e deseja muitos anos de vida e saúde. Feliz aniversário, Noronha não seria a mesma sem você. #Parabêns


Comentários