O 'Arrufo de sardinha' como um espetáculo da natureza

Neste mês (setembro) Fernando de Noronha tem sido palco de um lindo espetáculo da natureza. É o que chamamos de "arrufo", que nada mais é do que a chegada de imensos cardumes de peixes na beira do mar. São tantos peixes que até conseguimos passar a mão na água e pegar alguns. Apesar de parecer "aquelas" famosas histórias de pescador, o acontecimento é tão real que parece até brincadeira. Pois é, quem imaginaria um cenário onde poderíamos pescar com uma sacola plástica ou com a própria mão? Só em Noronha mesmo!

Mas, o quê significa "arrufo"?   

Para os noronhenses, o "arrufo" acontece por uma causa natural. Os cardumes de sardinhas, por exemplo, estão sendo encurralados na parte rasa da praia por peixes médios e, consequentemente, esses peixes médios, por outros maiores como os golfinhos e tubarões. Fomos em um desses dias entre as 5h e 6h da manhã na praia da Coneição e presenciamos tudo. Vale lembrar que é muito comum ver imensos cardumes em qualquer mergulho na ilha, no entanto, não é sempre que estamos na praia e nos deparamos com o mar trazendo os peixes para fora dele. É praticamente uma oferta da natureza para os homens.

O espetáculo tem acontecido sempre antes do sol nascer, por isso, se desejar ir, chegue no máximo por volta das 5h30min. Ainda vai estar escuro, mas a probabilidade de presenciar tal fenômeno é bem pequena se você chegar mais tarde. Com a luminosidade, segundo alguns pescadores, os peixes maiores vão embora e as sardinhas também.

Se você é visitante, aí vai uma dica:

Pegue uma sardinha e fique balançando próximos aos pássaros. É sempre muito comum encontrá-los na praias. Certamente você vai observar eles vindo comer a sardinha na mão de alguém, isso é muito comum na ilha. Outro espetáculo é o dos pássaros. Eles mergulham pra pegar peixe, vem comer na mão dos visitantes e até na rede dos pescadores. 






A Rede Globo produziu uma matéria sobre o "Arrufo de sardinhas" que foi exibida ontem (29) no Jornal de Hoje, acesse o link a seguir e confira: http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/arrufo-de-sardinha-vira-atracao-turistica-em-fernando-de-noronha/4502373/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=jh



(Pescadores na Praia da Conceição)

(Aguardando a pesca)

(Homens, mulheres e crianças também participam)

(Sardinhas secas após o Arrufo)

(Pescadores de Barco)

(Pescadores com a tarrafa cheia)

Comentários

Postar um comentário