Você sabia? #SérieCuriosidadesNoronha

Você sabia que a pista do aeroporto de Noronha é maior que a do Santos Dumont no Rio de Janeiro?

Pois é! Muito se fala da extensão da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, mas poucos sabem que o comprimento mede 1.840 metros e pode receber até boeings com regularidade. Ter consciência disso fica fácil quando lembramos da história e da participação de Noronha durante os períodos militar e da segunda guerra. 

O aeroporto carioca tem duas pistas: uma com extensão de 1.323 metros e outra com 1.260 metros. No entanto, nenhuma delas é maior do que a de Fernando de Noronha (1.840 metros). 

História do Aeroporto

O primeiro Aeroporto de Fernando de Noronha foi construído em 1934 na Vila dos Remédios. Durante a segunda guerra mundial, em 1942, Força Aérea do Exército dos Estados Unidos da América através do "Programa de Desenvolvimento de Aeroportos", construiu a nova pista e o terminal de passageiros. Em 1975, houve ampliação para a aterrissagem de Boeings.

Hoje

O aeroporto opera vôos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de até médio porte como o Boeing 737. O atual terminal de passageiros era considerado pequeno para o fluxo diário de passageiros, no entanto, nos últimos 2 anos já passou por algumas reformas significativas. 




Comentários