Já ouviu falar do "buraco do galego"?

#BuracoDoGalego? #ComoAssim?

Não sabermos de fato o dia e a hora em que a comunidade passou a chamar o lugar com este nome. Para alguns, o início tem ligação com a morte de um homem galego (termo que faz referência a um homem branco) que saltou no buraco no período da Segunda Guerra mundial, quando Fernando de Noronha serviu de base para as tropas Americanas. Outros dizem que essa é mais uma das lendas do imaginário coletivo dos ilhéus. 

O "buraco do galego" fica na Praia do Cachorro, mais conhecida como "o cachorro" para os moradores da ilha. É a praia mais próxima da área urbana de Noronha e localiza-se na Vila dos Remédios (Veja o post sobre a praia e o bar do cachorro). O buraco é uma fenda localizada na extrema direita de quem desce na escadaria, chega na areia e anda alguns metros em direção aos rochedos localizadas na parte direita da praia. Certamente, basta perguntar a qualquer pessoa e você achará fácil uma das mais conhecidas piscinas naturais do arquipélago. Nas imagens a seguir, posto uma foto minha dentro do buraco para vocês observarem o tamanho (2,5 metros de diâmetro) e a profundidade (3 metros) do espaço. Vale lembrar que existem outras piscinas naturais proibidas, mas o buraco do galego é liberado para o banho. Aproveite para levar uma máscara de mergulho e observar as paredes coloridas geradas pelas esponjas. 

#MaréCheia

Quando a maré está cheia não tente subir nas pedras porque isso pode provocar um acidente. No entanto, quando o mar estiver secando ou mesmo na maré baixa, será fácil chegar no buraco do galego. 

#PiscinaRelaxante
Entre e fique alguns minutos olhando para as belezas da ilha de dentro da piscina. Observe o mar e a praia ao seu redor e aproveite o maravilhoso momento lúdico. Noronha é 100% #NoStress.






Comentários

  1. Olá! Precisa contratar passeios ou guia pra conhecer o buraco do galego? Fica muito cheio de gente? Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Não Não. Do Centro para a praia do cachorro dá uns 20 min a pé, mas se quiser dá pra alugar buggy. Pela manhã, dependendo da tábua de maré não tem muita gente não, depende também do mês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário