Você sabia que o pai da evolução passou em Fernando de Noronha?

Pois é, a informação é verdadeira! Em sua viagem a bordo do Beagle, Charles Darwin, pai da teoria da evolução, saiu da Inglaterra na manhã do dia 27 de dezembro de 1831 e passou por Fernando de Noronha no dia 20 de fevereiro de 1832. A informação é de um artigo da professora Kátia Leite Mansur, geóloga e docente do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas pode ser encontrada desde o século XIX no livro "Viagem do Beagle", uma espécie de diário de anotações de Darwin lançado em 1839.


Após a saída da Inglaterra, seu primeiro ponto em terra firma foi no arquipélago de Cabo Verde. Em seguida, passou no Brasil antes de seguir viagem para as ilhas Galápagos, onde pode analisar grande parte de seus objetos de pesquisa como, por exemplo, a vida das várias espécies de tartarugas. Foi por meio das pesquisas em Galápagos que ele começou a estabelecer uma teoria da evolução das espécies. 

Em sua primeira passagem em terras tupiniquim, avistou os rochedos de São Pedro e São Paulo no dia 16 de fevereiro de 1832 e esteve em Fernando de Noronha quatro dias depois (20). Após a passagem na ilha, seguiu para o Rio de Janeiro. Na volta à Inglaterra, a expedição passou novamente pelo Brasil, agora em Recife e Salvador.  

Comentários