Plana sub: uma ótima opção para conhecer a vida marinha em Noronha

Plana sub é um equipamento desenvolvido especificamente para o mergulho de reboque em apneia. Ou seja, podemos dizer é a soma do mergulho mergulho livre (realizado com máscara, nadadeiras, snorkel e sem cilindro) com uma prancha de acrílico puxada por uma lancha ou um barco.

Pessoalmente, posso dizer que como o mergulho de cilindro, entrar na água com o “plana sub” pode ser uma experiência sem precedentes. Talvez sejam as duas experiências mais próximas à natureza da ilha. 

A prancha do “plana sub” foi desenvolvida aqui mesmo no Arquipélago de Fernando de Noronha como resultado das experiências do Engenheiro Leonardo Bertrand Veras. O objetivo foi criar um equipamento capaz de permitir ao mergulhador, executar manobras em várias direções.

Para o menos corajosos, não precisa ficar com medo, você nunca estará sozinho dentro da água. É muito comum a embarcação puxar cerca de 4 ou mais pessoas ao mesmo tempo. Desta forma, além dos companheiros, a tripulação do barco sempre estará de olho caso alguém deseje interromper o mergulho.

Preste bastante atenção e aproveite!

Você terá contato com vários tipos de animais marinhos como tartarugas, cardumes de peixes, raias e tubarões entre outros. A rota do “plana sub” também passa por cima do naufrágio do Porto Santo Antônio. Um grande navio afundado na praia do porto que hoje abriga vários tipos de habitantes do mar. #Ficaadica  

DICAS:

1.: Use o plana sub como se fosse qualquer outra prancha para permanecer na superfície olhando para baixo. Segure firme e permaneça com ela na mesma posição de uma prancha de natação convencional.

2.: Caso queira descer, respire e baixe a prancha apontando para o fundo do mar suavemente. Para subir, o processo é semelhante, aponte para cima e em poucos segundos você estará novamente boiando e respirando via snorkel. Na superfície você também poderá colocar a cabeça para fora da água e respirar.

3.: Importante: Quando maior foi o ângulo de inclinação da prancha na descida ou subida, maior será a velocidade que você descerá ou subirá. Portanto, aproveite para realizar o mergulho da velocidade que você achar mais interessante. #TenhaCuidado

OBS.: Indicamos os barcos JPelaça e Trovão dos Mares, mas outros tantos também realizam o passeio. 


Comentários