Conhecer noronha de bicicleta é uma ótima opção

Nos últimos anos o ciclismo tem sido um dos principais esportes buscado pelos brasileiros, sobretudo para quem deseja perder peso. É muito frequente encontrar nas principais capitais do nosso país, pessoas praticando essa modalidade com vários adereços especializados para realizar uma pedalada segura: capacete, camisa, bermuda, sapatilha e acessórios na bikeE em Noronha não é diferente, além de encontrar várias pessoas usando a bicicleta no dia a dia, há alguns anos acontece o "Pedala Noronha", um evento que tem a finalidade de estimular cada vez mais uma vida saudável. Em 2015 aconteceu no mês de janeiro. 


Por falar nisso, recentemente, o Administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Júnior, e a Coordenadora do Programa "Pedala PE", da Secretaria das Cidades (Secid), Rosaly Almeida, assinaram o termo de cooperação técnica para darem andamento a implantação do Pedala PE na ilha. “Pensando na população local e visitantes, estamos sempre em busca de novas parcerias. Muitos são os benefícios advindos do uso da bicicleta como meio de transporte, sendo uma alternativa ambiental e social, pois a sua utilização nos deslocamentos diários, pode-se unir a atividade física com a redução da poluição atmosférica”, disse Valença. 
  

Além de um meio de esporte, a bicicleta vem tornando-se uma importante ferramenta dentro do aparelho turístico das regiões, como podemos citar as cidades de Salvador e Rio de Janeiro, que por meio de uma colaboração com o Banco Itaú, disponibilizam várias bicicletas para os turistas. Em Noronha, além do aluguel através de empresas, a concessionário do Parque Nacional de Fernando de Noronha – EcoNoronha – também oferta algumas bikes para que os visitantes possam desfrutar das belezas da ilha de uma maneira mais natural.    


Em novembro de 2014, a ilha ganhou 25 bicicletas elétricas no valor de quatro mil reais cada, com o objetivo de reduzir a emissão de CO2. [Confesso que não conferi, mas na época foi-nos passado a informação que chegariam mais trinta bikes]. A ação fez parte do Plano Noronha Carbono Neutro, de responsabilidade do Governo Pernambucano. São esses os veículos que a EcoNoronha disponibiliza nos Postos de Informações e Controle - PICs, do Sueste, Sancho e no Centro de Visitantes do Boldró. O valor é de R$ 25,00 por 12 horas e o morador tem um desconto de 30%. A velocidade média das bicicletas é de 25km/h com autonomia de mais ou menos 60 km.


Dica:

Fernando de Noronha possui a segunda menor rodovia brasileira: A BR-363 que liga o Porto de Santo Antônio à Praia do Sueste. É a única rodovia que não está lidada a nenhuma outra via nacional ou estadual. A menor é a BR-488. A BR de Noronha é uma ótima opção para quem deseja segurança no quesito solo, o asfalto de 7 km pode proporcionar uma ótima #rota, no entanto, indicamos cautela para quem está começando, pois existem muitas ladeiras e o esforço para os iniciantes pode não ser muito desgastante. As estradas de barro pode ser uma alternativa mais rápida, mas se você não é acostumado com trilha, tenha cuidado. 

O blog Rota Noronha produziu este texto pensando em você, visitante que deseja realizar algum esporte durante a sua estadia na ilha dos sonhos. Busque outras informações na pousada, algumas praias podem ficar um pouco longe para quem não está muito acostumado com o esforço. 

Confira os benefícios da de andar de bicicleta:


1º) Faz bem à saúde.

2º) Trabalha os membros inferiores.

3º) Funciona como um meio de transporte.

4º) Melhora a frequência cardíaca. 

5º) Oferece baixo impacto.

6º) Tem baixo custo de manutenção.

7º) Promove a sensação de liberdade e independência. 

Comentários