PRAIAS
Além da ilha principal, Noronha tem mais duas ilhas. A primeira é a Ilha Rata, a segunda maior do Arquipélago. Ela antigamente foi casa para os antigos moradores responsáveis por um farol que existia na mesma, hoje não existe mais. Nela também ficam o Pontal da Macaxeira e a Ilha de Lucena, que se transforma em outra ilha em tempos de maré alta.
Quem também faz parte do conjunto é a Ilha do Meio, situada entre a Ilha Rata e o rochedo Sela Gineta. Com uma base menor do que a parte de cima, talvez o resultado das muitas ondas, é uma ótima estrutura natural para a observação nos passeios da costa de Noronha.
Completando as 21 ilhas e ilhotas, ainda temos: Ilha Rasa, Ilha de São José, Ilha do Cuscuz, Ilha do Lucena, Ilha do Chapéu do Nordeste, Ilha Cabeluda, Ilha do Chapéu do Sueste, Ilha dos Ovos, Ilha Trinta-Réis, Ilhota da Conceição ou do Morro de Fora, Rochedo Sela Gineta, Rochedo Dois Irmãos, Rochedo da Ilha do Frade, Rochedo do Morro do Leão, Rochedo do Morro da Viuvinha e Rochedo das Pedras Secas.
Para os pesquisadores, vale lembrar que o Atol das Rocas, uma ilha entre Natal e Fernando de Noronha - ainda que no Google Maps a coloque junto ao mapeamento de Noronha - foi adicionado ao estado do Rio Grande do Norte na mesma que Noronha passou a ser território do estado pernambucano. Portanto, não faz parte do Arquipélago. O Atol está próximo da costa potiguar 267 km e 148 km de Noronha. (Confira a postagem sobre o Atol).